EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é o primeiro segmento da Escola Canto dos Pássaros, atende as crianças de 1 a 6 anos de idade, contemplando a sua primeira infância. Neste segmento o trabalho está voltado para o encantamento, para o mundo do faz de conta: uma pedra ganha vida e reis e rainhas transitam pelo pátio.

A rotina das atividades se desenvolve respeitando as características de cada faixa etária e a necessidade específica de cada turma. O trabalho de Arte-Educação acontece buscando desenvolver a capacidade criadora que cada criança possui, através da exploração com diversos materiais e o reaproveitamento de embalagens que seriam descartadas.

Temos a cesta da fruta que vai para casa às sextas-feiras e retorna na segunda- feira. A fruta que a criança traz é explorada de diversas maneiras, cor, tamanho, forma, cheiro, gosto e ao final é saboreada por todos. O primeiro semestre acontece dessa forma. Já no segundo semestre a cesta da fruta deve vir com uma escultura confeccionada pela família, e aqui na escola ser apreciada, questionada com os tipos de frutas usados e logo após, degustada pelas crianças. Buscando ampliar uma alimentação saudável.

As terças-feiras acontecem o Trânsito/Ateliê, alternando uma semana para cada um. A proposta do Trânsito é de que através de um rodízio as professoras passem por diferentes turmas e desenvolvam uma atividade. A cada ano é selecionado a linguagem. No Trânsito já abordamos artistas plásticos, músicos clássicos estrangeiros e brasileiros, escritores e assim a cada ano objetivamos ampliar o universo cultural das crianças.

O Ateliê já é outra dinâmica, a turma é dividida em 6 grupos e cada aluno vai para um Ateliê selecionado, alternando também para que passem por todos. Os Ateliês são: OVD (Oficina da Vida Diária), Psicomotricidade, Era Uma Vez, Música, Ecologia e Teatro. Os professores previamente se organizam, preparam o material e o espaço para realizar a atividade com um grupo misto de crianças. Essas atividades são desenvolvidas das 14h às 15h, às terças-feiras.

As crianças têm aula de Educação Física uma vez por semana, com duração de 50 minutos. O professor utiliza meio tempo na quadra com atividades psicomotoras e meio tempo na piscina com atividades aquáticas, quando o tempo está favorável, geralmente no início e no fim do ano.

Na sexta-feira temos o Dia do Brinquedo e da Fantasia, as crianças podem vir fantasiadas e trazerem um brinquedo de sua preferência. A professora escolhe o local e oferece um tempo para que as crianças brinquem com seus brinquedos. Nesse tempo, é estimulada a troca de brinquedos, o empréstimo e aí são observadas as relações que se estabelecem entre os pares.

Ainda na sexta-feira é realizado o Teatro no fim do dia, onde os alunos se reúnem na quadra e assistem à apresentação da turma específica. No início do ano é montado um calendário com um rodízio entre as turmas para o espetáculo do Teatro.

Cada turma escolhe o tema e a linguagem que deseja apresentar. Há uma grande diversidade: música, jogral, contação de história, representação, poemas, rimas, brincadeiras cantadas, etc. Atualmente, iniciamos o projeto do Teatro dos Pais, que acontece uma vez por mês e com uma determinada turma.

A dinâmica das aulas se desenvolve considerando sempre a abordagem do que foi discutido em sala, do que foi descoberto, e/ou do que foi trazido pela criança de casa. Apesar de o professor ter o seu plano de curso específico daquela faixa etária, ele deverá sempre considerar, oferecer recursos e instigar a curiosidade do seu aluno pela busca de informações sobre o assunto.

Assim, a cada ano é um novo ano na mesma turma, pois os interesses de um grupo sempre são diferentes de outro. Os alunos são vistos como seres únicos, com habilidades e necessidades específicas, devendo o professor ter esse olhar atento para o atendimento individualizado.