ENSINO FUNDAMENTAL I

A Escola Canto dos Pássaros traz no Ensino Fundamental I o caminho que  leva a uma nova construção do humano.

Nesse sentido, nossa proposta pedagógica defende um ensino de qualidade, onde as diferenças existentes entre as crianças são reconhecidas e valorizadas, sem nenhuma discriminação, para que assim, todas as crianças sejam trabalhadas e respeitadas, levando em conta seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos.

Trabalhamos com uma pedagogia própria, a Pedagogia do Ser, que sente, que age e que não vive sozinho no mundo. Refletimos a nossa ação educativa junto às teorias de Rosseau, Decroly, Piaget, Freinet, Montessory, Paulo Freire, Herbert Read, Lowenfeld, Morin, Perenoud, entre outros. Buscamos a formação de um ser humano mais autônomo, seguro e feliz..

Nesta abordagem as crianças são trabalhadas como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis. Aprendemos a aprender juntos, Professores e Alunos conectados em uma grande rede de saberes.

A partir de abordagens do dia-a-dia e dos conteúdos programáticos vamos construindo a aprendizagem, a partir da diversidade de trajetórias das caminhadas.

Nosso objetivo é levar a criança a explorar tudo que está em sua volta e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.

A identificação e apropriação do conhecimento com o objeto de estudo é essencial para o crescimento intelectual do aluno. O ambiente (sala de aula e outros espaços) deverão proporcionar uma identificação com esse objeto de estudo bem como todos aqueles que estão envolvidos.Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do nosso papel na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos, no verdadeiro comprometimento da formação do ser humano como cidadão crítico e consciente da importância do seu papel na sociedade.

 

A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire