ENSINO FUNDAMENTAL II

Criatividade, Qualidade, Acompanhamento e Crescimento.

 

É o que buscamos nesse segmento. Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de  criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos..

Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar, criticar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.

Ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores:

 

  • Multimídia – Trata-se de aula em sala especia multimídial, em que são trabalhadas atividades relacionadas às disciplinas ministradas nesse segmento. Com isso, conseguimos, sem promover aulas específicas de informática, fazer com que o aluno aprenda e interaja com a tecnologia presente no dia a dia.
  • Educação Artística – O aluno vivencia não só atividades relativas às artes plásticas – pintura, desenho – como atividades que envolvem música. São estimulados a aprender a tocar instrumentos, como tamborim e flauta doce.
  • Língua Estrangeira – Com a globalização, o aprendizado de outras línguas tornou-se fundamental. No Canto, os alunos do 6º ao 9º anos têm contato com duas línguas estrangeiras, o Inglês e o Espanhol, que são lecionadas utilizando-se os mais diversos e modernos recursos pedagógicos (vídeo, som, multimídia, …).
  • Canto do Ser – Acreditando no potencial que há em cada ​indivíduo,​ de​senvolvemos um projeto​ que busca trabalhar a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que tenham que enfrentar ao longo de sua vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua forma de se expressar em público e aumentando sua autoestima de uma forma geral. Esse projeto propõe que cada aluno seja líder de si mesmo enquanto pessoa, em sua individualidade, auxiliando a alcançar não só a sua independência, como fazendo-o atingir um estágio de interdependência, preparando-o para os desafios do século XXI.
  • Laboratório – Nenhum recurso é tão eficiente para o aprendizado quanto a vivência, na prática, das situações trabalhadas em sala de modo teórico. O laboratório funciona fazendo justamente esse elo entre o dia-a-dia e a teoria dada em sala. Com isso, o aprendizado transforma-se em uma agradável busca, repleta de descobertas, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de observação de cada aluno.
  • Educação Física – Nesse segmento são trabalhadas várias modalidades esportivas, com o intuito de estimular o aluno a se exercitar regularmente, o que o deixará mais propenso a desenvolver também o seu universo cognitivo.
  • Aulas passeio – Os passeios, ao lado das atividades de laboratório, funcionam como um recurso pedagógico que facilita o aprendizado e a observação, na prática, de aspectos teóricos trabalhados em sala de aula. É um modo informal e descontraído de aquisição de conhecimento, sendo fundamental no progresso do desenvolvimento social e cognitivo do aluno.
  • Atividades Esportivo-Culturais – Ao longo do ano, acontecem atividades, tanto culturais, como esportivas, que têm o intuito de manter a motivação dos alunos e de desenvolver o gosto pelas atividades esportivas e de condicionamento físico.
  • Recursos Tecnológicos – Ao lado dos recursos pedagógicos tradicionais, o Canto oferece aos seus alunos recursos tecnológicos como projetor multimídia, quadro digital e programas em 3D, todos de última geração. Dessa forma, os alunos têm uma importante flexibilidade nos métodos de lançamento e sedimentação dos conteúdos usados pelo professor, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico, estimulante e eficiente.
  • Ações de Cidadania – Objetivando trabalhar a solidariedade e outros valores importantes para a formação do indivíduo, são promovidas pelo Colégio, ao longo do ano, várias campanhas beneficentes nas quais os alunos, voluntariamente, fazem doações que são repassadas para instituições que atendem a crianças, jovens e idosos.
  • Projeto Ambiental – Entendendo que a preocupação com a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, o Canto desenvolve, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, um projeto ambiental amplo e consistente, visando não só a conscientização de alunos, pais e colaboradores, como também partindo da teoria para a prática, criando campanhas diversas sobre temas ligados à sustentabilidade.