ENSINO MÉDIO – 3ª Série

Criatividade, Eficiência, Qualidade e Resultado

Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.

No 3º ano, trabalha-se todo o conteúdo do Ensino Médio, visando ao fortalecimento do aspecto cognitivo de cada aluno e, assim, prepará-lo para prestar o exame Vestibular. Cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida, inclusive quanto à escolha da universidade que irá cursar.

Durante a semana, todas as matérias são vistas com enfoque na Interpretação de Textos e na interdisciplinaridade. É um trabalho integrado, que se fundamenta, por um lado, em aulas ministradas de forma a propiciar um estudo eficiente e, por outro, numa infra-estrutura que dê o suporte necessário para que cada aluno tire suas dúvidas e, cada vez mais, desenvolva o seu potencial.

 

Como pontos diferenciais no trabalho com os alunos do 3º ano, temos:

  • Aulas de Apoio – Durante parte do ano, são oferecidas aulas de 1 ou 2 matérias, previamente estabelecidas em função da necessidade de cada grupo, que funcionam como um trabalho de reforço e sedimentação dos tópicos já abordados em sala de aula.
  • Testes Semanais – Têm por finalidade estimular um estudo constante e eficiente por parte de cada aluno. Essas avaliações também são aproveitadas para se exercitar a Redação, matéria fundamental para o alcance das metas em cada disciplina.
  • Simulados – Ao longo do ano, o aluno vivencia situações nas quais se simula uma prova de Vestibular. Nesses casos, o aluno faz sua inscrição e, após a realização do simulado, recebe sua posição em relação ao seu grupo, carreira, etc.. Há também simulados específicos, que têm o objetivo de mostrar ao aluno o perfil de algumas provas (PUC/UFF, UERJ e UFRJ), além de simulados virtuais.
  • Monitoria – Plantão de dúvidas sobre os exercícios semanais propostos (as CPs), em que monitores atendem aos alunos do Colégio em horários pré-determinados. Existe também a possibilidade de se tirar dúvidas via Internet, o que otimiza o tempo de estudo do aluno, tornando-o mais eficiente.
  • Orientação Vocacional – Para os alunos que necessitam, é feito um trabalho específico de orientação vocacional, que auxilia cada aluno na escolha de sua carreira.
  • Semana das Carreiras – Como parte do processo de auxílio para a escolha da carreira, são chamados profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos, mostrando aspectos importantes de suas profissões.
  • Atividades Esportivo-Culturais – Ocorrem ao longo do ano alguns eventos esportivos e culturais, que funcionam como momentos de descontração para os alunos, mas sem tirá-los do foco: a preparação completa para o vestibular.
  • Atendimento Personalizado – Cada aluno é sempre observado não somente no grupo, mas também de forma individual. A partir dessas observações, são marcados atendimentos personalizados com os pais e alunos sempre que necessário. Esse tipo de atendimento também pode ser solicitado a qualquer momento pelo responsável.
  • Palestra da Vida – Trata-se de uma palestra que tem o intuito de motivar os alunos e de acalmá-los, mostrando que o Vestibular não deve ser subestimado nem superestimado: é um dos primeiros de vários obstáculos impostos pela vida e pela sociedade. Também nesse momento trabalha-se a importância da vida e do que ela proporciona, estimulando o aluno a sempre procurar o ensinamento contido em cada situação que porventura surja em seu caminho.
  • Tecnologia – Em um mundo extremamente dinâmico em relação à descoberta e implementação de recursos tecnológicos, o Canto mostrando-se mais uma vez inovador e pioneiro na aquisição de novos mecanismos de suporte pedagógico, dispõe, em suas instalações, de projetores multimídia, quadros digitais e programas em 3D, todos de última geração, os quais podem ser usados a qualquer momento pelos professores, tanto para o lançamento de conteúdos, como para a sedimentação dos mesmos.
  • Ações de Cidadania – Acreditando que a solidariedade é fundamental para a formação integral do ser humano, o Canto promove, ao longo do ano, diversas campanhas visando a auxiliar o próximo e minimizar as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia por diversas crianças, jovens e idosos, os quais muitas vezes não possuem recursos mínimos para uma sobrevivência digna.
  • Projeto Ambiental – Entendendo que a preocupação com a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, o Canto desenvolve, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, um projeto ambiental amplo e consistente, visando não só a conscientização de alunos, pais e colaboradores, como também partindo da teoria para a prática, criando campanhas diversas sobre temas ligados à sustentabilidade..

Com isso e mais, contando com uma equipe de Professores altamente qualificados, o Canto mantém-se firme em sua proposta, inovador em relação aos recursos utilizados, responsável por administrar um ensino de excelência e formando não só alunos preparados para alcançar seus objetivos, como cidadãos que possuem valores como justiça e companheirismo. São vencedores para a vida.